Tecidos para Biquínis : alguns dos tecidos mais utilizados para moda beachwear

Hoje em nosso Blog da Fashion Bikini, vamos tratar sobre alguns tipos de tecidos usados pelas fabricas de moda praia e fitness .

https://fashionbikini.com/

Para a fabricação de qualquer vestuário é necessário se observar o material a ser utilizado para sua fabricação, e para a moda praia não poderia ser diferente. Logo, selecionamos alguns tipos de tecidos para apresentar para vocês.

O tecido que logo vem à cabeça das pessoas quando pensam em moda praia é sem dúvida a Lycra, também chamada de elastano, que é realmente um dos materiais mais utilizados para a fabricação de moda beachwear, já que seu fio sintético possui uma boa elasticidade além de ser bastante resistente à oxidação, incidência de raios solares, água do mar e ainda não absorver a água, características fundamentais que o tornam o material ideal para a utilização nos vestuários para praia/ piscina e fitness.

No entanto, é bom deixar claro que o elastano apesar dessas várias características apresentadas acima favoráveis para a confecção de moda beachwear se utilizados por muito tempo em piscinas com alta concentração de cloro a sua durabilidade será reduzida e, consequentemente, a peça de swimwear utilizada ficara danificada em menor tempo de uso.

Ressalta-se que, existem outros materiais que misturam em suas fibras um percentual das fibras do elastano, como o poliéster e a poliamida, que também são outros tipos de materiais utilizados na confecção de moda praia, jnesses casos normalmente a proporção é de 10% a 25% de elastano para 75% a 90% de outras fibras.

O poliéster é um tecido resistente, durável e com capacidade de conservar sua pigmentação intensa e viva por bastante tempo, sendo um material que possui em suas tramas um percentual de elastano e por isso é um tecido utilizado para a fabricação de moda praia e fitness, mas esse tecido possui em sua particularidade o fato de suas tramas esquentarem e não permitirem muita transpiração da pele, além de reter maior quantidade de água o que impossibilita a secagem rápida da peça, mas apesar desses pontos negativos, podemos  afirmar que o tecido de poliéster ainda é uma boa opção para a confecção de moda beachwear com qualidade razoável e baixo custo, sendo cada vez mais utilizados pelas fábricas de swimwear.

Na década de 1930, foi produzido o primeiro tecido artificialmente, que ficou conhecido como Nylon, que nada mais é do que o tecido chamado de poliamida, que possui em sua composição além de suas fibras próprias um percentual de fibras de elastano, e por esse e várias outras características que seguem abaixo você poderá verificar porque esse tecido é um dos mais utilizado nas fábricas que confeccionam moda praia e fitness.

Esse tecido resistente de fibra sintética chamado de poliamida  possui um toque leve, macio, aquece pouco, permitindo o corpo transpirar, além de proporcionar pouca absorção de água fazendo com que as peças levem pouco tempo para secar, frisando ainda que esse tecido Nylon mesmo com contato prolongado a ação do cloro não se danifica mas apesar de todas essas características positivas as peças fabricadas em poliamida devem ter uma maior atenção visto que, suas cores desbotam com maior facilidade e é um tecido que mancha mais facilmente.

Existe ainda outros tipos de tecidos utilizados na fabricação de moda beachwear e fitness como o tecido chamado de trilobal , um tecido considerado pelo mercado como mais sofisticado, já que seus filamentos triangulares geram mais brilho e luminosidade nas cores da peça, deixando-as mais vivas e intensas, mas além dessa característica o tecido trilobal é bem confortável, com toque fresco e bem resistente a ação do cloro. O tecido trilobau possui em sua composição fibras especiais de poliéster, o que o torna parecido com a Lycra, mas seu grande diferencial é a proteção UVA/UVB.

Outro tecido bem conhecido no mercado e por toda a sociedade é o tecido de malha, que é bem confortável, fresco, transpirante e flexível, não tanto como o tecido de Lycra, mantendo quando esticado suas estampas sem deformação, sendo por esses pontos uma ótima opção bem utilizada para a fabricação de moda praia, diferente de outros tipos de tecidos, a malha é um tecido que possuí muitas variações quanto a sua composição, sendo a mais utilizada a malha que mescla as fibras de poliamida com as fibras de elastano.

Uma observação relevante a se ponderar a respeito do tecido de malha, é que ele não é o ideal para fabricar aqueles modelos que precisam proporcionar maior sustentação já que é um tecido delicado, nesse material também se deve observar com maior atenção o momento de sua lavagem para manter a conservação de sua forma original, já que esse tecido de malha pode encolher ou alargar.

Composto de borracha com trama de elanca, fibras firmes, sendo bastante resistente e elástico,  o tecido de Neoprene é um ótimo tecido de isolante térmico, tendo como foco a confecção de vestuários e acessórios voltados para surfistas e mergulhadores que permanecem por um período de tempo mais longo em águas frias, visando proteger e manter uma temperatura corporal equilibrada, mas esse tecido também já vem sendo utilizado por diversas fábricas de moda praia na confecção de biquínis e maiôs fazendo muito sucesso , principalmente, pelas consumidoras que gostam de praticar esportes aquáticos, já que é um material confortável e de grande resistência.  

Além desses tipos de tecidos existem vários outros e no futuro vão ter ainda mais variedades, visto que a indústria têxtil investe cada vez mais em tecnologia, materiais inteligentes, fibras naturais, com proteção contra raios solares, ação antibacteriana, ação com combate  de  vírus, celulite .... , afinal a indústria não pode parar e tem que se inovar e se adaptar as mudanças na sociedade e em suas necessidades para poder assim aquecer o mundo têxtil de forma moderna, inteligente e fashion.  

Esperamos que este post tenha lhe ajudou a esclarecer algumas dúvidas a respeito de tecidos usados na fabricação de moda praia.

Outras dicas sobre modelos de tendencia, estilos de acessórios e vários outros temas relacionados a moda praia pode dar uma olhadinha em nossos outros post que temos ceretza que vão ser bem esclarecedores. 

Se puder nos siga em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades nesse mundo fashion beachwear .

intagram: @fashionbikinirio

Facebook: fashion bikini 

https://fashionbikini.com/

zap: +55 21 99805-8170

 

Deixe seu comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados