História da Moda Praia e como surgiu o biquíni e o maiô

Neste post vamos tratar da história da Moda Praia e como o biquíni e maiô ingressaram dentro do vestuário feminino. 

No século XIX as mulheres  tinham que tampar quase todas as partes do corpo, logo antes da chegada do biquíni e maiô as mulher para banhar-se no mar ou em lagos utilizavam como trajes de banho um vestido longo até os joelhos e uma calçola quase até os tornozelos, além de meias e sapatilhas . 

 

Mas a Moda Praia evoluiu passando por diversas mudanças até a chegada do visual atual da moda praia. 

Inicialmente as mulheres passaram a necessitar de um traje de banho para nadar, logo as meias e as sapatilhas foram os primeiros itens a serem descartados do vestuário inicial, e os vestidos substituidos por blusas mais curtas até originar o chamado e conhecido maiô, que naquela época não ainda como os modelos atuais, e sim, pareciam um macaquinho, mas que para a época era extremamente ousado. 

Agora você deve estar se perguntando: E o biquíni quando e como apareceu? O primeiro biquíni não foi bem aceito na época, sendo tratado pela mídia escrita com um certo preconceito ao afirmarem que se tratava de um traje que tinha apenas  "quatro triângulos de nada", sendo o biquíni uma criação de    Lous Réard no ano de 1946.

Vale lembrar que ninguém tinha coragem de usar tal peça inovadora e sensual, somente a modelo e stripper Micheline Bernardine é que ousou em usar o primeiro bikini da história, tendo sido difícil a aceitação da sociedade conservadora a este novo traje que deixava a silhueta feminina tão exposta.

A editora de moda Diana Vreeland declarou brilhantemente em sua coluna : "o biquíni foi a invenção mais importante do século 20, depois da bomba atômica"  .

No filme "E Deus criou a mulher", em 1956, a atriz Brigitte Bardot usou um modelo de biquíni xadrez com babadinho que foi peça fundamental para imortalizar e implacar esse traje de banho para todas as mulheres, sendo um sucesso nos anos 50 o modelo de biquíni hot pants com sutiã meia taça, que atualmente voltou com força total para as areias sendo novamente uma tendência e voltando a ser o modelo queridinho de todos os estilos de corpos femininos.

Nos anos 60, o biquíni já dominava todas as praias e locais de banho e , claro, no Brasil as mulheres já o transformavam e criavam uma enorme variedade de modelos cada vez mais ousados.

Ressalta-se que, foi em 1964 que o ousado modelista Rudi Gernreich resolveu escandalizar e tumultuar toda a sociedade lançando o estilo de traje de banho chamado de Top Less, que fez e continua sendo muito usado na Europa, mas que no Brasil não foi e nem é aceito. 

E nessa mesma época foi lançado o modelo de maiô que até hoje é presente em todos os verões, que é o chamado maiô engana mamãe, onde a mulher de costas da a impressão de estar usando um biquíni mas na realidade a frente e de um maiô, sendo hoje adaptado para a amarração da calça com lacinho , faixa ou  fechado.

O Brasil por ser um país tropical com temperaturas altas e mulheres extremamente empoderadas não podia deixar de inovar nesse meio, e foi o responsável pela criação da famosa " tanga" nos anos 70.

Nos anos 80 a moda praia foi marcada pela criação dos modelos de biquíni cortininha, biquíni asa-delta e o famoso e sexy biquíni fio dental, lançado pela modelo brasileira Magda Cotrofe. Esses modelos continuam sendo a febre das areias e os queridinhos das mulheres, principalmente, brasileiras. 

Observa-se que apesar da resistência e dificuldade inicial na implatação da moda praia dentro da sociedade, ela foi ganhando espaço e se ampliando cada vez mais pelo mundo inteiro, estando nos anos 90 totalmente consolidada dentro do armário feminino, sendo uma peça fundamental para os dias de sol e banho de mar, sendo a cada ano criado novos modelos e tendências de acordo com evolução dos tecidos e acessórios para a sua fabricação, além de vários outros itens que começaram a ser incorporados como peças complementares do traje de banho, como as cangas, chinelos, chapéus... , que são necessários para compor aquele look de praia perfeito. 

É notório e mundialmente difundido que o Brasil é o líder e referência dentro do mercado de Moda Praia, sendo pioneiro em tendências de modelos, materiais, cores, estampas ..., sendo totalmente associado moda praia a imagem do Brasil, e por esse motivo, inclusive, o Brasil é o foco deste mercado. 

E não podia ser diferente,  a Fashion Bikini é uma empresa de moda praia brasileira que atua no mercado nacional e internacional, seja vendendo seus produtos diretos para seus cliente ou através de privatelabel com a marca de outros clientes , sempre fabricando produtos inovadores e de alta qualidade para todo o mercado de beach wear .

Desejando podem conferir modelos lindos de bikinis e maiôs da Fashion Bikini e até adquiri los on line sendo enviados com segurança para qualquer local do mundo. 

https://fashionbikini.com/pages/fale-conosco

zap: +55 21 99805-8170

https://fashionbikini.com/

 

 https://fashionbikini.com/collections/bikini

https://fashionbikini.com/collections/maio

https://fashionbikini.com/collections/plus-size

https://fashionbikini.com/collections/saida-de-praia

https://fashionbikini.com/collections/sale

https://fashionbikini.com/pages/atacado

https://fashionbikini.com/pages/private-label

Deixe seu comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados